Metodologia

“ É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer. ”

( Aristóteles )

Ensino inovador que utiliza a programação, os games e a robótica como meio de aprendizagem primordial para o desenvolvimento das capacidades e habilidades de crianças e adolescentes. Além do contato e do aprendizado direto com disciplinas tecnológicas, os cursos da Gênio Azul melhoram o desempenho na educação formal.

De forma divertida, com ricos projetos, desafios e muitas possibilidades de interação e estímulos para a construção do conhecimento, baseado na metodologia de Aprendizado por Desafios (CBL – Challenge Based Learning), os alunos vivem o mundo da programação, dos games, a produção de aplicativos, além da robótica com a manipulação de robôs e sensores.

O projeto pedagógico se baseia nos pilares educacionais: aprender a ser, a conhecer, a fazer e a conviver. Portanto, todas as atividades são voltadas à preparação dos alunos para a vida. Por meio de projetos desafiantes, os alunos são estimulados a resolver problemas, interagir, pensar, planejar, construir, analisar, escolher, perguntar, refazer, avaliar, solucionar, trabalhar individualmente e em equipe, socializando suas aprendizagens.

O ENSINO QUE VALORIZA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

COGNITIVAS

  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
  • Resolver problemas (análise e tomada de decisões);
  • Ampliar a percepção espaço-temporal;
  • Levantar hipóteses e construir novos conceitos;
  • Aprender construindo;
  • Melhorar a concentração e o foco;
  • Melhorar a coordenação motora;
  • Perceber, com a aplicabilidade prática, alguns dos conceitos matemáticos e de outras disciplinas.

SOCIOEMOCIONAIS

  • Contribuir para a motivação e aprendizado;
  • Melhorar a comunicação a partir da explanação de suas realizações;
  • Discutir valores, regras e combinados desde a execução inicial dos projetos;
  • Compreender o uso responsável da internet e de outros meios tecnológicos;
  • Desenvolver a criatividade, a autoconfiança, a autoestima e a socialização;
  • Trabalhar em equipe.

 

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