Blog

"Seja porque você quer descobrir os segredos do universo ou apenas porque voce quer uma carreira no século 21, programação básica é uma habilidade essencial para aprender."

( Stephen Hawking )

Robótica Educacional

Melhor do que brincar é aprender a construir o próprio brinquedo. É com esse pensamento – e tornando lúdica a aprendizagem – que a robótica tem ganhado cada vez mais espaço na vida das crianças. Através da aprendizagem, utilizando a tecnologia criativa, os pais agora podem estimular nos filhos o desenvolvimento de muitas aptidões de uma forma bem atrativa, com a robótica.

Por meio dela os alunos desenvolvem o raciocínio lógico, aprimoram o pensamento matemático, melhoram as habilidades para solução de problemas, transformam o processo de ensino e aprendizagem em uma experiência divertida, além de aprenderem conceitos de Engenharia, Matemática, Física. Em muitos países do mundo o ensino da robótica já faz parte dos currículos escolares.

“Mãos na massa”, montar, construir, programar e testar deixa a garotada muito animada com esse processo de construção do conhecimento, pois é dinâmico e possibilita que o aluno seja protagonista e se sinta capaz de realizar, capaz de aprender e fazer.

Em uma sociedade cada vez mais digital, as competências exigidas para os profissionais de hoje têm aumentado, sendo fundamental aspectos como produtividade e criatividade. Com a robótica é possível mostrar na prática conceitos científicos, desenvolver habilidades mentais, a criação, o trabalho em equipe e a disciplina.
“Nos cursos de robótica para crianças, é aplicada a teoria do conteúdo escolar, vista na Matemática, por exemplo, como graus, formas geométricas etc, a prática da criação de jogos, o que contribui para que as crianças aprendam brincando e se divertindo. Na Escola Gênio Azul, a robótica educacional proporciona o contato dos alunos com peças físicas, em que aprendem programando estruturas reais, além de trabalharem em equipe, aperfeiçoando habilidades como socialização, tolerância e respeito.

Todo o ensino é baseado na metodologia de Aprendizado por Desafios (CBL – Challenge Based Learning), e os alunos conseguem vivenciar o mundo da programação, dos games, a produção de aplicativos, além da robótica, com a manipulação de robôs e sensores, de forma educativa e saudável. Além dos benefícios cognitivos, os alunos também desenvolvem competências socioemocionais como a motivação, a comunicabilidade, o uso responsável da internet e outros meios tecnológicos que desenvolvem a criatividade, a autoestima e a autoconfiança”, explica Kátia Ribeiro, pedagoga.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário

Comentar usando