5º ano "Aprendendo a fazer ciência"

"Seja porque você quer descobrir os segredos do universo ou apenas porque voce quer uma carreira no século 21, programação básica é uma habilidade essencial para aprender."

( Stephen Hawking )

Poderá aprender a fazer aplicativos para celular como jogos, calculadoras, quiz e também várias montagens como por exemplo de um caixa eletrônico ou um foguete. Dentre os conteúdos abordados estão a resolução de problemas matemáticos, estudo de mapas, interação oral em diferentes contextos comunicativos e etc.

Vivemos em um mundo tecnológico, repleto de circunstâncias que nos possibilita novos conhecimentos, por exemplo, a tecnologia de um celular na década de 90 é bastante diferente comparado aos smartphones da atualidade. Assistir vídeos pelo celular, realizar pesquisas, jogar e muitas outras atividades não faziam parte das vidas da população mundial de antigamente.

A  programação e robótica para crianças aplica a teoria do conteúdo escolar visto na matemática como graus, formas geométricas e outros conceitos à prática da criação de jogos, tudo para que aprendam a programar estruturas reais, o que contribui para que as crianças aprendam com facilidade e diversão, além de trabalharem em equipe, aperfeiçoando habilidades como socialização, tolerância e respeito.

O livro do 5° ano leva em conta habilidades da BNCC, dentre elas estão:

Algumas das referências do CIEB que foram utilizadas:

Reserve uma aula experimental