8º ano "Internet das coisas e desenvolvimento de aplicativos"

"Seja porque você quer descobrir os segredos do universo ou apenas porque voce quer uma carreira no século 21, programação básica é uma habilidade essencial para aprender."

( Stephen Hawking )

Com este material é possível aprender sobre como desenvolver aplicativos de calculadoras para medição de áreas e volume, um tradutor de idiomas, tocador de sons instrumentais, controle para o SmartCar e etc. Com as mudanças na sociedade nas últimas décadas, a tecnologia se faz mais necessária. Antigamente para ter seu alimento era preciso caçar, hoje apenas com um toque no aplicativo é possível fazer o pedido de uma refeição ou as compras do mês. Com smartphones é possível controlar todo o sistema de uma casa, como luzes, ar-condicionado, câmeras, entre outros. A internet das Coisas IoT (Internet of Things) traz soluções importantes para a redução no consumo, com uso de sensores e a automatização, processo muito importante para o uso consciente dos recursos naturais que são finitos. Imagine que ao chegar em casa, através de um simples aplicativo do seu smartphone é possível ligar as luzes, acionar e regular a temperatura do ar condicionado, visualizar as imagens nas câmeras e etc? Estas residências equipadas com tecnologia de ponta proporcionam mais segurança e praticidade. Nesse sentido, aprender sobre Internet das Coisas, é entender que esse termo se refere a dispositivos, sensores e aparelhos conectados à internet. Que existe uma comunicação entre eles.

Neste último exemplar o aluno irá criar aplicativos com diversos temas, e também irá utilizar para controlar o SmartCar um protótipo para aplicar o conceito de Internet das Coisas.

Algumas referências da BNCC:

Algumas referências do CIEB:

Reserve uma aula experimental