Com este material é possível aprender sobre como desenvolver aplicativos de calculadoras para medição de áreas e volume, um tradutor de idiomas, tocador de sons instrumentais, controle para o SmartCar e etc. Com as mudanças na sociedade nas últimas décadas, a tecnologia se faz mais necessária. Antigamente para ter seu alimento era preciso caçar, hoje apenas com um toque no aplicativo é possível fazer o pedido de uma refeição ou as compras do mês. Com smartphones é possível controlar todo o sistema de uma casa, como luzes, ar-condicionado, câmeras, entre outros. A internet das Coisas IoT (Internet of Things) traz soluções importantes para a redução no consumo, com uso de sensores e a automatização, processo muito importante para o uso consciente dos recursos naturais que são finitos. Imagine que ao chegar em casa, através de um simples aplicativo do seu smartphone é possível ligar as luzes, acionar e regular a temperatura do ar condicionado, visualizar as imagens nas câmeras e etc? Estas residências equipadas com tecnologia de ponta proporcionam mais segurança e praticidade. Nesse sentido, aprender sobre Internet das Coisas, é entender que esse termo se refere a dispositivos, sensores e aparelhos conectados à internet. Que existe uma comunicação entre eles.
Neste último exemplar o aluno irá criar aplicativos com diversos temas, e também irá utilizar para controlar o SmartCar um protótipo para aplicar o conceito de Internet das Coisas.
Algumas referências da BNCC:
- História (EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
- Matemática (EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
- Matemática (EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
- Ciências (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
- História (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
- Geografia (EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
- Língua Inglesa (EF08LI18) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
- Artes (EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
- Língua Portuguesa (EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominais e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.).
- Ciências (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
- Ciências (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.
Algumas referências do CIEB:
- CD08LD02 Gerenciar projetos digitais colaborativos usando computação em nuvem
- CD08TS02 Avaliar a escolha e o uso de tecnologias pelo ser humano em seu cotidiano
- TD08HS01 Compreender as diferentes etapas da transformação de um programa em linguagem de máquina
- PC08AB01 Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em linguagem de programação
- PC08AL01 Experienciar e construir algoritmos de média complexidade utilizando uma linguagem de programação