"Seja porque você quer descobrir os segredos do universo ou apenas porque voce quer uma carreira no século 21, programação básica é uma habilidade essencial para aprender."
O curso Letramento Digital na Educação oportuniza às crianças pequenas momentos com a utilização da tecnologia, de forma lúdica, a estimular a criatividade, a leitura, a linguagem, o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, o pensamento crítico e a socialização e o desenvolvimento de diversas competências.
Os alunos podem explorar conceitos de computação, ciências, matemática e linguagem, a partir das interações com recursos tecnológicos, audiovisuais e concretos. Os projetos incentivam as crianças para que compartilhem, criem, socializem o conhecimento com os demais colegas e experimentem situações de aprendizagem com o uso de jogos educacionais e das vivências propostas.
Um complemento perfeito para reforçar o processo de alfabetização de crianças paralelamente ao aprendizado ocorrido nas escolas de educação básica de ensino.
Carga horária: 54 h/a (2 fases com 27 h/a cada)
Duração do curso: 1 ano
Duração de cada aula: 1h30min
Público-alvo: de 5 a 6 anos
Conteúdo programático:
Os alunos vão explorar conceitos de computação, ciências, matemática e linguagem, a partir das interações com recursos tecnológicos, audiovisuais e manipuláveis;
Realizar projetos que incentivam as crianças a compartilhar, criar, socializar o conhecimento com os demais colegas e experimentar situações de aprendizagem com o uso de jogos educacionais e das vivências propostas;
Aprender com a utilização de recursos educacionais e tecnológicos para desenvolver o raciocínio lógico das crianças, a criatividade e o pensamento computacional;
Instigar as crianças para compartilhar e produzir conhecimentos através dos projetos de forma que possibilite a autonomia e a interação;
Explorar as áreas do conhecimento: Linguagem, Matemática, Estudos da Sociedade e da Natureza, por meio de projetos relacionados a qualidade de vida, sustentabilidade, meio ambiente, dentre outros;
Proporcionar aprendizagem que valoriza o processo de alfabetização;
Explorar o uso de tecnologias educacionais por meio dos projetos;
Desenvolver a coordenação motora fina a partir de atividades com o uso do mouse e mesa digitalizadora;
Construir em ambiente para produção de desenho, acessar vídeos e músicas para os projetos;
Conhecer e praticar atividades em ambientes virtuais que desenvolvem a leitura, a produção textual, a lateralidade e noção espaço-temporal; interagir com Jogos de lógica, figuras geométricas;
Realizar pesquisa orientada na Internet;
Interagir com diversos recursos e dispositivos;
Iniciar a lógica de programação e a robótica de forma contextualizada.
Sobre o curso:
Vivências lúdicas;
Utilização de jogos concretos;
Utilização do computador para realizar atividades;
Utilização de mesa digitalizadora para trabalhar desenhos e o desenvolvimento da coordenação motora fina;
Contação de histórias;
Produção escrita;
Aulas contextualizadas com os conteúdos escolares (áreas: linguagem, ciências, matemática, artes; Temas: Eu, minha cidade, meu país, meio ambiente, folclore...).