Programação e Robótica com LEGO® MINDSTORMS® Education EV3
"Seja porque você quer descobrir os segredos do universo ou apenas porque voce quer uma carreira no século 21, programação básica é uma habilidade essencial para aprender."
( Stephen Hawking )
Home
-
Cursos
-
Programação e Robótica com LEGO® MINDSTORMS® Education EV3
O curso Teens com LEGO® EV3 possui temática bastante variada e aborda conceitos das diversas áreas do conhecimento como cinemática (Física), assoreamento de rios (Geografia), plano cartesiano (Matemática). Assim, as aulas são desenvolvidas a partir de um tema central relacionado às Ciências, Tecnologia, Engenharia ou Matemática.
A cada semana os alunos, que são divididos em duplas, montam um robô diferente, desenvolvem a programação para que seu robô execute o desafio do dia, desmontam seus projetos e, por fim, organizam seus kits. Desse modo ressignificamos a maneira de ensinar e aprender. O aluno deixa a função de mero espectador e se torna protagonista do seu processo de ensino aprendizagem.
Carga horária: 144 h/a (4 fases com 36 h/a cada)
Duração do curso: 2 anos
Duração de cada aula: 2h
Público-alvo: a partir de 10 anos
Conteúdo programático:
1º Ano | Programação e Robótica (2 fases)
Conhecer o software e hardware que compõem o kit EV3
Apresentar o princípio de funcionamento e aplicações de sensores e atuadores
Programar em blocos (linguagem de programação própria do LEGO® EV3)
Apresentar conceitos relacionados aos movimentos de rotação e translação de um corpo
Relacionar ângulo de disparo com distância percorrida
Conceituar e realizar medição de ângulos
Programação simultânea, tarefas concorrentes (em paralelo)
Conceituar e utilizar constantes e variáveis em um algoritmo
Apresentar blocos que representam laços condicionais e de repetição
Introdução a Linguagem de Programação em Linhas de código EV3 Basic
Apresentar e contextualizar termos relacionados à robótica como graus de liberdade, end effectors e efetuadores
Compreender conceito e aplicação de elementos de máquinas
2º Ano | Programação e Robótica (2 fases)
Conectar dispositivos móveis com LEGO® EV3
Aquisitar e analisar dados colhidos por sensores
Construir gráficos a partir de dados provenientes de sensores presentes no kit EV3
Apresentar e utilizar blocos avançados do software LEGO® EV3
Implementar laços condicionais e de repetição em um algoritmo por meio da linguagem de programação escrita EV3 Basic
Apresentar funções e subfunções em EV3 Basic
Compreender a estrutura, sintaxe de diversas funções do EV3 Basic relacionados à programação de sensores e atuadores
Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) e teoria musical
Apresentar o mecanismo de Theo Jansen e desenvolver robô a partir do sistema estudado
Introdução à linguagem de programação EV3 Python
Além de conteúdos específicos, existem tópicos comuns a cada ano do curso, como:
Projetos interdisciplinares;
Conceituações lógicas;
Habilidade em trabalhar em equipe;
Autonomia na descoberta de soluções;
Estimulo a organização, ao registro de ideias, a criação e inovação;
Modelagem de protótipos;
Eletrônica aplicada a projetos com LEGO;
Vivência prática de conceitos matemáticos, de física e engenharia;