Blog

"Seja porque você quer descobrir os segredos do universo ou apenas porque voce quer uma carreira no século 21, programação básica é uma habilidade essencial para aprender."

( Stephen Hawking )

Uma nova linguagem tão importante quanto o inglês, a programação

Nos últimos anos, o ensino de programação para crianças e adolescentes tem crescido no Brasil e no mundo, isso porque habilidades relativas à tecnologia são cada vez mais valorizadas pelo mercado. Por isso é tão importante que o universo tecnológico esteja acessível.

As crianças e adolescentes, atualmente, têm a possibilidade de aprender uma nova linguagem, a linguagem de programação, que é a “linguagem das máquinas”. Conhecimento que promove a descoberta e estimula a criatividade, a autonomia, desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas e favorece o trabalho em equipe, habilidades muito valorizadas nos dias de hoje. Ensinar programação para crianças é um desafio, mas pode ser feito de uma forma simples e lúdica.

Programar nada mais é do que criar uma série de instruções para se alcançar um objetivo. Com essa aprendizagem as crianças e adolescentes podem criar jogos, aplicativos, programas para sistemas operacionais e uso no dia a dia, entre outras habilidades. A linguagem de programação deixou de ser vista como algo exclusivo para profissionais da área. Hoje é possível acessar e aprender de forma simples e muito divertida. Todos podem aprender! Independente da idade, existem softwares que facilitam o aprendizado.

Na Gênio Azul, os cursos de programação aplicam os conceitos de Matemática e de outras áreas do conhecimento, além da construção de objetos por meio da tecnologia sem fio e controle por mecanismos autônomos. Entre as habilidades desenvolvidas por quem estuda programação estão: desenvolvimento do raciocínio lógico matemático; resolução de problemas (análise e tomada de decisões); ampliação da percepção espaço-temporal; melhoraria da concentração e o foco; melhoraria da coordenação motora; percepção, com a aplicabilidade prática, alguns dos conceitos matemáticos e de outras disciplinas; compreensão do uso responsável da internet e de outros meios tecnológicos; desenvolvimento da criatividade, a autoconfiança, a autoestima e a socialização; aprende a trabalhar em equipe.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário

Comentar usando