Blog

"Seja porque você quer descobrir os segredos do universo ou apenas porque voce quer uma carreira no século 21, programação básica é uma habilidade essencial para aprender."

( Stephen Hawking )

A tecnologia a serviço da humanidade: Robôs na cozinha! Quem diria!

O mundo mudou e continua mudando consideravelmente com as tecnologias digitais e a conectividade. Basta observamos alguns simples exemplos: a forma como nos comunicamos e a nossa crescente necessidade por praticidade e comodidade, como é o caso da aquisição de bens e consumos a partir de um simples “touch” ou “voice”.

Na direção de uma verdadeira revolução podemos destacar a indústria 4.0, que engloba inovações tecnológicas na automação, controle e tecnologia da informação. Nos ramos industriais, como o alimentício, já são empregados a robótica, internet das coisas, inteligência artificial, machine learning, dentre outras. São diversas mudanças e impactos ocorrendo no mercado.

Atualmente a presença dos robôs nas fábricas se faz cada vez mais necessária, tanto pela produtividade, velocidade e competitividade, quanto pela segurança. Na indústria alimentícia, por exemplo, os robôs desempenham algumas atividades como: empacotamento e pesagem, inspeção da qualidade, montagem de material alimentício pré-processado, separação de produtos e até decoração de bolos (Quem diria!) etc. São muitas as funções que podem desempenhar.

Mas, afinal, com tanta tecnologia, será que perderemos os nossos empregos para os robôs? Para responder a esta pergunta, vejamos uma iniciativa no Brasil, de uma rede gaúcha 100% automatizada, com uma inovação que vai gerar curiosidade e questionamento sobre esse assunto. Ainda este mês vamos ver o primeiro robô “masterchef” brasileiro. É isso mesmo! Na verdade, é o robô dos petiscos. O cliente vai poder fazer a sua escolha, realizar o pedido e o robô em três minutinhos prepara tudo. E mais, toda a tarefa executada será vista pelo cliente. Detalhe: Tanto o atendimento, quanto o preparo e a entrega não terão a intervenção humana!

E agora? Será esta uma ameaça aos modelos de empregos que conhecemos?

Segundo o fundador da empresa, Fabio Rezler, “o seu modelo de negócio pretende gerar mais empregos do que tirar. O robô vem para executar as tarefas mais perigosas e repetitivas dentro do fast-food. "Por outro lado, geramos oportunidades que só podem ser assumidas por pessoas, como manutenção, assistência técnica, reabastecimento, higienização da máquina, logística e monitoramento remoto 24 horas".

Esta iniciativa chama a atenção para alguns estudos. De acordo com a consultoria McKinsey que analisou 800 profissões em 46 países, constatou que até 2030 um terço dos trabalhos atuais poderá ser automatizado. Os mais afetados serão os países desenvolvidos, pois possuem mais recursos financeiros para investir em tecnologia.
A consultoria faz um alerta que, independente do país, é preciso se adaptar a um cenário com novas tecnologias com máquinas, robôs e inteligência artificial em diversas áreas. "Todos precisarão se adaptar à medida que suas ocupações forem sofrendo a influência das máquinas”.

Daí a importância de enfatizar a educação, da qualificação dos profissionais onde serão cada vez mais exigidas competências e habilidades. “Algumas pessoas poderão fazer isso por meio de uma educação melhor. Outras precisarão gastar mais tempo em atividades que exigem habilidades emocionais e sociais, criatividade, alto nível de capacidade cognitiva e habilidades que são difíceis de os robôs replicarem", diz o estudo.

Em suma, estamos vivendo uma verdadeira transformação. O futuro é agora, e algumas atividades com os robôs serão cada vez mais necessárias. Precisamos acompanhar e entender essa evolução, fazer bom uso da nossa criatividade, do raciocínio lógico e das interações humanas.

No mais, é aguardar para experimentar os petiscos do robô gaúcho, quem sabe daqui a pouco teremos outras delícias da comida brasileira também sendo realizadas por robôs. Por que não?

Para conhecer mais sobre como nosso sistema de ensino ajuda sua escola a preparar as crianças para esse mundo, basta entrar em contato conosco através do telefone (85) 3047-9977 ou através do nosso email: contato@genioazul.com.br

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário

Comentar usando