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"Seja porque você quer descobrir os segredos do universo ou apenas porque voce quer uma carreira no século 21, programação básica é uma habilidade essencial para aprender."

( Stephen Hawking )

"Nativos digitais" não sabem buscar conhecimento na internet, diz OCDE

No seminário virtual ocorrido em 26/05, a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apresentou conclusões com base no relatório Leitores do Século 21 - Desenvolvendo Habilidades de Alfabetização em um Mundo Digital, que trazem impactos para a cidadania e o mundo do trabalho.

De acordo com o relatório, em média, a alfabetização digital de jovens do mundo inteiro está estagnada desde 2000. Isso significa que esses jovens, os "nativos digitais" não sabem buscar conhecimento na internet. E dois terços da população jovem avaliada pelo PISA no Brasil não sabe distinguir fato de opinião. Agora, imaginemos os desdobramentos que isso pode causar na formação dos nossos jovens.

O ponto a se refletir sobretudo está relacionado não somente ao domínio e manuseio das ferramentas tecnológicas, mas principalmente na compreensão e utilização de forma eficiente sobre os conhecimentos disponíveis na internet. Ter bastante domínio das tecnologias não significa alfabetização digital. Segundo a OCDE "em grande parte, os jovens são incapazes de compreender nuances ou ambiguidades em textos online, localizar materiais confiáveis em buscas de internet ou em conteúdo de e-mails e redes sociais, avaliar a credibilidade de fontes de informação ou mesmo distinguir fatos de opiniões".

Os dados preocupantes no PISA 2018, com relação as habilidades de interpretação de texto dos alunos de 15 anos avaliados mostram que:

  • No Brasil, por exemplo, apenas um terço (33%) dos estudantes foi capaz de distinguir fatos de opiniões em uma das perguntas aplicadas no Pisa.
  • Na média dos países da OCDE, que são 79 países ou territórios, esse índice era de 47%. Ou seja, até mesmo no grupo de países mais desenvolvidos, mais da metade dos estudantes de 15 anos não demonstrou, em média, capacidade de fazer distinção entre fato e opinião.

São grandes as consequências desses resultados para os jovens. De acordo com Andreas Schleicher, diretor de educação da OCDE, "Ter nascido na era digital e ser um nativo digital não significa que você vai ter habilidades digitais para usar a tecnologia de modo eficaz".

Os jovens precisam compreender textos, saber questionar a fonte, entender textos/opiniões. Certamente a base está na leitura, nos livros. Educadores e pais que se aproximam da leitura, dos livros de forma ativa e crítica ajudam a despertar a curiosidade pela leitura, pela busca do saber.

Assim, é possível analisar que alfabetização digital precisa ser levada muito à sério, pois atualmente não basta somente a aquisição da leitura e da escrita, da compreensão e fluência leitora. Alfabetização digital é entender o mundo e utilizar as ferramentas disponíveis. Vai além do despertar pelo prazer de ler, é preciso interagir com esse universo de possibilidades. É compreender que as tecnologias fazem parte da vida e que educadores, alunos e pais precisam fazer uso de forma consciente e crítica.

Daí a razão pela qual Schleicher defende que a "aprendizagem tradicional e o engajamento de professores ajudarão aos alunos no que se refere a capacidade de entender diferentes perspectivas em um texto e de serem capazes de identificar nuances e opiniões".

Outro dado importante que merece destaque e que foi apresentado no relatório, é que os estudantes pareceram mais capazes de distinguir fatos de opiniões naqueles sistemas de ensino que ensinam ativamente as habilidades digitais.

De acordo com os detalhes do relatório, temos um longo caminho a percorrer. Schleicher chamou à atenção para este problema que ultrapassa os muros da escola, bem como apresentou os países como a Dinamarca, Finlândia, Estônia e Japão que já têm cultura mais enraizada de leitura e alfabetização. Diz ainda que embora não saiba por que países se saem melhor em alfabetização digital, ressalta que o tema exige estudos e discussões na sociedade. Porém, o que se sabe é que o educador tem papel central, à medida que são exigidas novas habilidades aos estudantes.

Veja mais sobre o relatório OECD (2021), 21st-Century Readers: Developing Literacy Skills in a Digital World, PISA, OECD Publishing, Paris, em https://doi.org/10.1787/a83d84cb-en

Para conhecer mais sobre como nosso sistema de ensino ajuda sua escola a desenvolver habilidades em um mundo digital, basta entrar em contato conosco através do telefone (85) 3047-9977 ou através do nosso email: contato@genioazul.com.br

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