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"Seja porque você quer descobrir os segredos do universo ou apenas porque voce quer uma carreira no século 21, programação básica é uma habilidade essencial para aprender."

( Stephen Hawking )

O desenvolvimento da criança de 5 a 6 anos

No período do final da Primeira Infância, a criança já deve apresentar diversas habilidades de acordo com sua idade. É nessa fase, entre 5 a 6 anos, que os pequenos saem da Educação Infantil e entram no Ensino Fundamental, período de formalização de Alfabetização, no qual eles já manifestam um vocabulário mais amplo, conversam mais, fazem mais perguntas e possuem uma maior interação com as pessoas e até com outras crianças.

Nesse momento, as crianças também se movem com mais agilidade e apresentam mais desenvoltura em atividades simples, como caminhar, correr, desenhar, recortar e rasgar papéis. Nos jogos, elas encontram suas próprias experiências e serão mais desenvolvidas com o ensino dos adultos.

Segundo a psicopedagoga Renata Pires, os pais devem ser os principais estimuladores das habilidades que as crianças desenvolvem nessa fase. “O primeiro grande estímulo é dispensar atenção a essa criança de uma forma geral. Depois, afetividade e limites. Isso para um desenvolvimento de forma mais ampla, focado em questões cognitivas, de aprendizagem, além do desenvolvimento da criatividade e da leitura”, ressalta.

Para Renata, é importante os pais sentarem e ajudarem a criança a recortar, colar e, ao mesmo tempo, criar objetos que possam fazer com que se orgulhe do que fez. Pintar letras, construir coisas úteis com as crianças, das quais ela possa se sentir orgulhosa do que criou. Fazer quadro de horários, ajudar a mãe a pintar um cartão pra vovó, atividades úteis que ajudem no seu desenvolvimento.

Pensando nas crianças desta fase, a Escola de Tecnologia Gênio Azul idealizou um curso de Letramento Digital, voltado aos alunos de 5 e 6 anos de idade, que oportuniza pequenos momentos com a utilização da tecnologia, de forma lúdica, estimulando a criatividade, a leitura e o desenvolvimento de muitas competências.

O curso contempla justamente as habilidades das crianças dessa faixa etária, com projetos que incentivam-nas a compartilharem, criarem, socializarem o conhecimento com os demais colegas e experimentarem momentos de aprendizagem com o uso de jogos educacionais e pelas vivências propostas.

Com o curso, as crianças exploram conceitos de matemática, computação, ciências e linguagem através das interações com recursos tecnológicos, audiovisuais e concretos, reforçando a educação paralela ao aprendizado das escolas de Educação Básica de Ensino.

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