Blog

"Seja porque você quer descobrir os segredos do universo ou apenas porque voce quer uma carreira no século 21, programação básica é uma habilidade essencial para aprender."

( Stephen Hawking )

Os robôs a serviço das necessidades humanas

Competição: Inteligência Artificial X Advogados - Já imaginou?

Muito interessante uma competição entre alguns dos principais advogados dos Estados Unidos contra a Inteligência Artificial. Sabe quem venceu o desafio? Se você pensou no vencedor ser Inteligência Artificial acertou!

Isso mesmo! A Inteligência Artificial vem ganhando repercussão no mundo todo e cada vez mais ganhando espaço em vários campos de atuação, que vão desde aqueles simples anúncios de viagem, por exemplo em nosso Instagram, a sua capacidade de inovações em diversas áreas.

Sobre a competição, na verdade, tudo isso foi um teste feito pela LawGeex, empresa de Inteligência Artificial voltada para a área jurídica, criada para revisar contratos/acordos. Em parceria com professores da Universidade de Stanford, da Faculdade de Direito Duke e da Universidade do Sul da Califórnia.

O desafio foi o seguinte: Durante quatro horas a LawGeex e 20 advogados experientes em contratos, revisaram cinco acordos de não divulgação em um teste de revisão de contratos.

Os resultados obtidos foram incríveis, pois os advogados atingiram uma média de precisão de 85%, enquanto os robôs alcançaram 94%. O tempo realizado na revisão de cada contrato pela Inteligência Artificial foi somente de 26 segundos, enquanto os advogados levaram 92 minutos. Nesse caso a diferença de tempo de conclusão é gigantesca. Já em outro teste, um contrato específico, os advogados ficaram com 97% e os robôs com 100%.

E agora? Será que seremos substituídos pelas máquinas??? O resultado não significa o fim dos advogados, mas uma primeira revisão realizada por uma IA, enquanto torna possível o ganho de tempo e agilidade nesse tipo de revisão.
Erika Buell, professora da Faculdade de Direito Duke, acredita que a inteligência artificial pode ajudar a poupar tempo para que os profissionais foquem em trabalhos que exigem mais atenção humana.

Essa é uma de muitas experiências que ainda estão por vir, pois a tecnologia ajuda a transformar o dia a dia e nos desafia a resignificar cada vez mais as nossas práticas.

O estudo na íntegra (em inglês) pode ser conferido em https://www.lawgeex.com/AIvsLawyer/

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário

Comentar usando