Blog

"Seja porque você quer descobrir os segredos do universo ou apenas porque voce quer uma carreira no século 21, programação básica é uma habilidade essencial para aprender."

( Stephen Hawking )

Pensamento Educacional Gênio Azul

Desenvolver competências voltadas à comunicação, trabalho em equipe, raciocínio lógico, conscientização da realidade, ética e responsabilidade, é o foco da escola de tecnologia para kids e teens – Gênio Azul. Uma escola para a faixa etária de 5 a 17 anos, que ensina para a vida, de forma contextualizada aos conteúdos escolares, através dos cursos de Programação, Desenvolvimento de Games, Desenvolvimento de Aplicativos e Robótica.

Aprender a programar para fazer o próprio jogo ou aplicativo ou ainda construir um robô é, sem dúvida, algo extremamente atrativo e de muito interesse da garotada que vive sempre rodeada de tecnologia. Na Gênio Azul, nós trazemos esse interesse e conduzimos para os conhecimentos também ligados ao pensamento matemático, à linguagem e à ciência.

A nossa proposta educacional utiliza a tecnologia como recurso para o aprendizado.  De forma divertida, com ricos projetos, desafios e muitas possiblidades de interação e estímulos para a construção do conhecimento.

Somos uma equipe com foco educacional que se embasa em experiências educacionais de países como os USA e Inglaterra para esse segmento de ensino.

Estimular o aluno a criar e pensar de forma crítica, responsável e consciente é o nosso lema em educação, pois é preciso avançar nesse aspecto e colaborar para a obtenção de melhores resultados. O Brasil, por exemplo, no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – que é uma prova que ocorre a cada três anos para alunos na faixa etária de 15 anos, mede o nível de habilidades de estudantes de diferentes países nas áreas de matemática, leitura e ciência), ocupa a 58° posição no ranking educacional, por exemplo em matemática, entre os 65 países participantes e comparados. O dado representa melhoria, mas estamos longe dos resultados desejados.

De acordo com as análises do programa, é citado que “A ciência e a tecnologia são elementos centrais da sociedade atual. Para os problemas da vida moderna serem enfrentados pelos indivíduos ou pela sociedade, eles requerem algum conhecimento científico para serem solucionados; ” “Portanto, espera-se que os países estejam atentos a como está o ensino dessa área e como os jovens estarão prontos para lidar com estas situações ao saírem do sistema educacional. O PISA indica que, os jovens que possuem essa capacidade, possuem letramento científico. ”

Tal afirmativa possibilita refletir o cenário em nosso país, mas, principalmente, nos impulsiona a buscar alternativas e experiências já utilizadas em países desenvolvidos para vencer esse desafio.  Essas áreas avaliadas são cruciais e importantes em todas as profissões e para o desenvolvimento da nação.

Os Estados Unidos fazem uma força tarefa com seu programa arrojado para uma cultura educacional STEM (Science, Technology, Engineering, Math). Nesse esforço, há uma forte mobilização e sensibilização para que todos possam pensar na formação das crianças e jovens, mais preparados para os desafios da vida.

Há um movimento positivo para a aprendizagem da computação, notadamente a programação. Aqui citamos alguns defensores desse pensamento: Stephen Hawking, físico; Barack Obama, presidente dos Estados Unidos; Mitchel Resnick, chefe do Mídia Lab no MIT; Bill Gates, fundador da Microsoft; Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook; dentre muitos outros.

Nesse sentido, contribuímos à medida que propomos tecnologia educacional para colaborar com a vida, consequentemente com as disciplinas escolares. Não substituímos o papel da escola de educação básica, mas colocamos que é o encontro de conhecimentos que se complementam em torno de desafios e projetos de ensino, de modo que, ao aprender e fazer, os alunos consigam, nessa trajetória, pensar e trabalhar em equipe, cooperar, colaborar, comunicar-se, construir e reconstruir o conhecimento, independente da carreira a ser seguida.

Na escola Gênio Azul, acreditamos que todos são capazes de aprender de forma construtiva, participativa, dinâmica, fácil e interativa, desenvolvendo as competências necessárias aos dias atuais.

 

Kátia Ribeiro – Diretora Pedagógica Gênio Azul

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário

Comentar usando